Radio online

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Fim do Horário de verão trás alegria para os catalanos

a partir da 00h deste domingo, 19 de fevereiro, termina o período do horário de verão no Brasil de 2017. Os relógios nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem ser atrasados em 1 hora a partir da 00h do domingo.


A mudança de horário é adotada no Brasil desde 1931, e visa proporcionar uma economia de energia para o País, com um menor consumo no horário de pico (das 18h às 21h), pelo aproveitamento maior da luminosidade natural. Com isso, o uso de energia gerada por termelétricas pode ser evitado, reduzindo o custo da geração de eletricidade.

A previsão do governo é que o Horário de Verão deste ano resulte em uma economia de R$ 147,5 milhões, por causa da redução do uso de energia de termelétricas. Na edição anterior (2015/2016), a adoção do horário de verão possibilitou uma economia de R$ 162 milhões.

Nos estados do Norte e do Nordeste não há necessidade de fazer este ajuste dos relógios, pois estas Regiões não adotaram o horário de verão.

Muitas pessoas sentem alguns incômodos no fim e no começo do horário de verão. A diferença de 1 hora nos relógios físicos, para mais ou para menos, altera o relógio biológico, o que causa um desconforto. É comum sentirmos mais sono de manhã cedo nos primeiros dias depois do fim do horário de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário