Radio online

terça-feira, 21 de março de 2017

Boa Noticia: A temperatura no outono será amena em quase todo o Brasil



Às 7h29 desta segunda-feira (20/3) o verão saiu de cena e começou o outono, que representa a transição entre o período mais quente e o
mais frio do ano.
Outra característica importante é que no decorrer do outono a atmosfera se torna gradativamente mais seca, podendo atingir valores de umidade relativa do ar abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho.
O outono termina na madrugada de 21 de junho.

Neste ano, não haverá influência do fenômeno El Niño ou La Niña durante todo o outono, o que favorece a ocorrência de temperaturas próximas à média.

As chuvas deverão diminuir gradativamente ao longo da estação, chegando a um mínimo no mês de junho, podendo ocorrer pancadas ocasionais em abril.

Final da estação

No outono, a passagem de frentes frias, que antes causavam pancadas fortes de chuva durante o verão, começa a provocar quedas de temperatura, semelhantes às típicas de inverno, enquanto que as chuvas diminuem.

Outro fenômeno que marca o final desta estação é a formação de inversão térmica, que ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, fazendo com que os poluentes não se dissipem rapidamente e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades, com maior frequência no final de maio e em junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário